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Aeroporto Internacional de Kansai

Aeroporto Internacional de Kansai: O Desafio da Engenharia sobre o Mar
Inaugurado em 1994, o Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), no Japão, é considerado um dos maiores feitos da engenharia civil moderna. Construído sobre uma ilha artificial na Baía de Osaka, ele foi projetado para resistir a terremotos, tufões e ao afundamento natural do solo – um verdadeiro monumento à inovação e à resiliência estrutural.
Por que construir um aeroporto no mar?
Na década de 1970, o aeroporto de Itami, que atendia a região de Kansai, estava saturado e localizado em uma área densamente povoada. Ruídos excessivos e falta de espaço impediam sua ampliação. Após rejeições políticas à proposta de novos locais, a solução foi ousada: criar uma ilha artificial no mar, longe de áreas residenciais e operando 24 horas por dia.
Engenharia de precisão: da argila à rocha
O maior desafio era o solo: 30 metros de argila aluvial altamente compressível. Para estabilizá-lo, foram usados mais de 2 milhões de drenos de areia, que ajudaram a expulsar a água do subsolo. O perímetro da ilha foi formado por câmaras de aço gigantes e reforçado com 48 mil tetrápodes de concreto para conter o impacto das ondas.
Mais de 430 milhões de metros cúbicos de rochas foram trazidos de montanhas próximas para preencher a base da ilha, apoiada por colunas que atingem até 90 metros de profundidade. Apesar do planejamento para um afundamento de 4 metros, a ilha cedeu 8 metros já no início da operação, exigindo sistemas de monitoramento e ajuste por macacos hidráulicos.
Inovações arquitetônicas e estruturais
Projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano e pela britânica Ove Arup & Partners, o terminal principal impressiona pela leveza visual e eficiência funcional. O teto ondulado, com mais de 80 metros de vão, foi desenhado para guiar o ar de forma natural, sem a necessidade de dutos – uma solução elegante e eficiente. Todos os 82 mil painéis de aço inox são idênticos, graças a um modelo matemático de padronização.
Números impressionantes
- Ano de inauguração: 1994 (Ilha I); 2007 (Ilha II)
- Extensão da ponte de acesso: 3,75 km
- Área total das ilhas: Mais de 1.000 hectares
- Profundidade do solo trabalhado: até 90 metros
- Investimento estimado: US$ 20 bilhões (em valores ajustados)
Lições para a engenharia moderna
O projeto de Kansai se tornou referência mundial, vencendo o prêmio de Monumento de Engenharia Civil do Milênio, concedido pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) em 2001. Mas também foi um alerta sobre a importância do planejamento geotécnico, da previsão de comportamento do solo a longo prazo e da gestão de custos.
Além disso, tornou-se base para outras obras sobre o mar, como os aeroportos internacionais de Hong Kong (Chek Lap Kok) e de Doha (Hamad).