5 maneiras de evitar estouros no orçamento de obra

Home / Blog / 5 maneiras de evitar estouros no orçamento de obra
5 maneiras de evitar estouros no orçamento de obra

 

Como evitar estouros no orçamento de obra: 5 estratégias práticas

Quando falamos em orçamento de obra, é comum associar a problemas — mas isso não pode ser considerado normal. Na Aval Gestão, mostramos diariamente que é possível ter previsibilidade e controle nos custos da construção.

Veja 5 formas práticas de evitar estouros no orçamento:


1. Orçamento com base em projetos confiáveis
Orçamentos precisos começam com projetos bem detalhados e compatibilizados. Utilizamos a tecnologia BIM para antecipar omissões, melhorar a quantificação e garantir previsibilidade nos custos.

2. Conhecer índices de consumo e produtividade
É essencial alinhar suas composições com a realidade da obra e do método construtivo adotado. Na Aval Gestão, usamos dados reais e históricos para reduzir incertezas e aumentar a precisão.

3. Gestão eficiente de aquisições e contratos
Processos estruturados e planejamento são chave para boas negociações e contratos. Acompanhar o realizado vs. planejado evita desvios. Contratos claros com terceirizados também evitam retrabalhos e prejuízos.

4. Controle de materiais
Sem controle, os materiais se tornam fonte de desperdício. Medidas como kits de liberação por pacote de trabalho e aferições regulares garantem o uso planejado e evitam surpresas no orçamento.

5. Gestão da mão de obra
A produtividade no canteiro influencia diretamente os custos. Com o uso do Lean Construction e ferramentas como o Agilean, é possível medir, corrigir e melhorar os resultados em tempo real.

Fale conosco pelo WhatsApp